quarta-feira, 30 de abril de 2014

Literatura Clássica para Crianças 2 – OS IRMÃOS GRIMM

Os irmãos Grimm -Jacob Wilhelm foram dois alemães que se dedicaram ao registro de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade. Também deram grandes contribuições à língua alemã com um dicionário (O Grande Dicionário Alemão) e estudos de linguística e folclore.
Publicados no ano de 1812, os primeiros contos dos Grimm levavam o nome de Histórias das Crianças e do Lar, totalizando 51 histórias. Aos poucos, os contos desta obra foram se popularizando ao redor do mundo, sendo reinventados em várias versões e conquistando povos de culturas e idiomas diferentes.
Reconhecidos no mundo inteiro pela qualidade dos contos que produziram desde o começo do século XIX, os irmãos Grimm afirmavam que estavam apenas escrevendo, durante à noite, as histórias que escutavam de camponeses, amigos e parentes durante o dia.
Estudiosos, os irmãos Grimm sabiam que os primeiros povos transmitiram oralmente suas histórias, passando a tradição de pai para filho, de geração para geração. Assim, quando surgiu a escrita, muitos destes contos foram registrados nos monastérios, onde eram redigidos por religiosos. Desta forma, os irmãos começam a pesquisar antigos documentos e iniciar um processo de recolhimento de histórias da Alemanha para a preservação da memória e das tradições populares.
Alguns dos mais conhecidos contos: Rapunzel, João e Maria (Hansel e Gretel), A Gata Borralheira (Cinderela), O pescador e sua mulher, Os músicos de Bremen, O Pequeno Polegar, A Bela Adormecida, Branca de Neve, O Alfaiatezinho Valente, Capuchinho Vermelho, O ganso de ouro, O Príncipe Sapo, O Príncipe sem medo, Os três irmãos, Rumpelstiltskin, entre tantos.
Contra-capa de edição dos Contos de Grimm em alemão


Nenhum comentário:

Postar um comentário